Santa Cruz Cabrália

A apenas 23 quilômetros de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália foi fundada na margem norte da foz do Rio Mutari pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da segunda expedição ao Brasil. Na parte alta da cidade, encontram se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVII, a Casa de Câmara e Cadeia, que abrigou a primeira Intendência do Brasil, prédio do século XVIII, e ainda as ruínas de um colégio jesuíta do século XVI. A 400 metros, fica o Morro do Mirante de Coroa Vermelha, que proporciona uma bela vista panorâmica de toda a Baía Cabrália.

 

Coroa Vermelha

Local da celebração da primeira missa no Brasil e onde foi erguida uma cruz simbólica, a enseada da Coroa Vermelha destaca-se por um mar de águas rasas e cristalinas, protegido por recifes que lhe dá o aspecto único no formato de uma grande bacia.

Em Coroa Vermelha está localizada a reserva indígena Pataxó. Os costumes e a criatividade dos índios pataxós ganham um espaço exclusivo no Memorial Indígena, ode existe o comércio de artesanato, bijuterias coloridas, utilitários e peças de decoração.

A linda paisagem de Coroa Vermelha, emoldura toda a exuberancia da natureza.

 

Santo André

Santo André é um distrito de Santa Cruz Cabrália. A vila se formou em uma enseada no encontro do Rio João de Tiba com o mar e hoje é o destino certo para pesca oceânica do marlin azul, considerado um dos melhores lugares do mundo para esta prática e onde a natureza foi generosa com sua beleza.